Por: Daniela Magalhães Rosa
Escrito em 17 de Abril de 2018

01

Desde 2014 o comércio brasileiro vem enfrentando uma grande prova – sobreviver às baixas do mercado e ainda conseguir certa medida de crescimento. É muito comum bater o desespero em tempos de crise. Mas calma! Esse não é o momento de jogar tudo para o alto e sim de buscar soluções para, enfim, alavancar o seu negócio.

Preparamos algumas dicas que, se aplicadas, podem ajudá-lo a vender mais. Vamos a elas:

1 – O quanto você conheça seu cliente?

02

Para fidelizar seus clientes seu objetivo não deve ser cumprir com suas expectativas, mas superá-las. Para isso é preciso conhecer as pessoas que vão até sua loja. O que elas procuram? Qual o padrão de qualidade elas esperam encontrar? Quais equipamentos eletrônicos elas utilizam? Você tem algo realmente útil e necessário para oferecê-las?

É válido criar um programa de fidelidade, onde poderá oferecer brindes exclusivos, divulgar as novidades e de quebra, ainda conseguir os contatos dos clientes. Mesmo que não tenha um CRM, faça uma planilha com os dados: nome, whatsapp, e-mail e o que elas costumam comprar. Assim saberá a quem direcionar cada ação específica.

Por fim, é preciso fazer algo com essas informações. É hora de ser ativo e ligar, enviar e-mails ou o whatsapp. A sua equipe deve ter, acima de tudo, boa vontade!

2 – Qual a impressão que sua loja passa?

03

É bagunçada, com balcões espalhados e prateleiras empilhadas? Os produtos estão com embalagens desleixadas e sujas? Seu site é complicado, cheio de janelas, sem divisão dos produtos por categoria?

Se você tem uma loja física, crie ambientes capazes de tornar a visita do consumidor mais agradável, com os produtos bem expostos, mas mantendo um espaço adequado para circulação.

Já se a sua loja é online se atente para que seu site seja fácil de navegar e com aspecto visual limpo. O cliente desiste da compra quando tem que preencher uma infinidade de formulários. Peça o que é realmente necessário e facilite o caminho.

3 – Não espere que entrem, vá atrás deles.

04

As redes sociais têm o poder de multiplicar o reconhecimento de sua empresa. Blogs, Facebook, Instagram, Pinterest e outros te ajudam a saber o que o seu cliente pensa sobre sua loja, além de te possibilitar alcançá-lo aonde ele estiver. Lembre-se, o consumidor está online!

Anúncios nas redes sociais, Google Adwords, e-mail marketing são ferramentas baratas e com grande alcance. Não sabe como usar essas ferramentas? No YouTube há vários vídeos explicativos, dê uma olhada lá..

Quanto mais o cliente vir sua loja, maior a probabilidade dele comprar de você.

4 – Você é diferente do seu concorrente?

05

O diferencial pode estar na variedade oferecida, na qualidade dos produtos, nos nichos atendidos ou no atendimento personalizado, por exemplo.

Veja cada pessoa como especial e ofereça o melhor tratamento para ela. Os clientes querem ser bem atendidos e ter serviços personalizados.

Não caia na tentação de comprar o produto mais barato, imaginando que poderá lucrar mais. Como já vimos, é essencial atender à necessidade do cliente. Tenha produtos diferenciados, que te tragam ótima reputação. Conheça-os bem, deixe claro que seu produto é diferenciado, principalmente em questão de qualidade, apresentação, embalagem e etc.

5 – Tenha um pós-venda de fazer inveja

06

Sempre procure garantir que o cliente não será abandonado após a compra. Seja solicito, dê atenção. É crucial saber escutar o cliente! Faça com que ele se sinta confortável e satisfeito com todo o processo.

Dê o suporte necessário para resolver o problema do seu cliente o mais rápido possível. É essencial trabalhar com fornecedores confiáveis para garantir que o pós-venda também seja excelente quando eles forem fazer a troca do produto.

Esperamos que tenha excelentes resultados em seu negócio! Aplique-as em sua loja e depois comente lá no nosso Facebook se conseguimos te ajudar a alcançar o sucesso de alguma maneira. Ótimas vendas.

Fonte:

Livreto 5 Passos para vender mais durante a crise; Mais Mania.

https://gohiper.com.br/blog/dicas-loja-vender-mais/

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,ERT81832-17203,00.html

https://sixdoo.com/site/5-dicas-para-abordar-os-clientes-da-sua-loja-e-vender-mais/

http://www.sebraemercados.com.br/10-dicas-para-fazer-seu-comercio-vender-mais/

http://www.mpollo.com.br/blog/dicas-para-atrair-mais-clientes-para-sua-loja/