Por: Sara Estefanie
Escrito em 30 de Maio de 2018

A Tecnologia Quick Charge ou Carga Rápida (também conhecido como TURBO), fornece um desempenho melhor no carregamento dos dispositivos, sem danificar seus componentes internos. Os dispositivos compatíveis com a Tecnologia Quick Charge podem ser carregados em menos tempo, superando o trabalho que um carregador comum pode oferecer.

quick charge 3.0

Um carregador comum fornece 5V e 1A em uma potência de 5W. Hoje, na mais atualizada linha dos dispositivos fabricados, há carregadores que fornecem como padrão 5V e 2A com 10W de potência, mas ainda assim, a tecnologia Quick Charge superou este padrão.O Quick Charge pode fornecer de 5V-12V e 2A-3A com a capacidade de alcançar uma potência de 36W dependendo da sua versão e sua interação com as diferentes conexões USB.

A primeira versão lançada foi o Quick Charge 1.0, em 2013. Nesta época, o QC 1.0 foi um avanço em comparação aos carregadores comuns, capacitado para carregar 40% mais rápido os dispositivos com a tecnologia. Assim, um dispositivo sem o Quick Charge ficaria mais de quatro horas na tomada, enquanto o QC 1.0 reduziria este tempo para três ou menos horas.

Já iniciada a evolução da tecnologia, o Quick Charge 2.0 foi desenvolvido para carregar 75% mais rápido que um carregador comum. Nesta versão o carregador trabalha em três níveis de correntes (5V, 9V e 12V); conforme o modelo do dispositivo, transferindo a potência capacitada. Na versão Quick Charge 3.0 além de poder carregar 75% mais rápido, foi desenvolvida a tecnologia VoltlQ (um processador), que fornece em tempo real a voltagem correta que o dispositivo precisa, controla a temperatura e, traz o trabalho eficaz de duas portas USb ao mesmo tempo de forma independente.

carrega 80% em 35 minutos

As versões mais recentes, o Quick Charge 4.0 e 4+ apresentadas entre 2016 e 2017, vieram com uma evolução comparativa da própria versão QC 3.0, ambas evoluídas entre si com novos aprimoramentos, prometem 20% à 30% de melhoria no trabalho superando a versão 3.0. Com base na capacidade de transferência de energia, desenvolveram maiores proteções contra os riscos de curtos nos carregadores e dispositivos.

Além de verificar se seu dispositivo tem compatibilidade com a Tecnologia Quick Charge, é necessário verificar o tipo de USB que será utilizado, pois há diferenças conforme suas limitações de potência. A entrada Micro USB é capaz de fornecer uma potência máxima de 24W, já os smartphones com entradas USB-C (mais modernos) suportam 36W.

Se o seu dispositivo não tiver a tecnologia Quick Charge, seu carregador funcionará de forma convencional.

Você conhece os Carregadores Quick Charge 3.0 Mais Mania?

>> Carregador Quick Charge 3.0 Dual USB <<

>> Carregador Veicular Dual 3.0 USB <<

Fontes:
https://www.tecmundo.com.br/carregadores/86674-funciona-tecnologia-quick-charge-novos-celulares.html

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/03/quick-charge-saiba-como-funciona-e-veja-quais-celulares-sao-compativeis.html

https://adrenaline.uol.com.br/2017/12/14/53516/como-funciona-o-quick-charge-da-qualcomm-e-qual-a-diferencaentre-suas-versoes/