Por: Matheus Reis
Escrito em 29 de Junho de 2018

As baterias mais utilizadas em notebooks são as baterias de íons de lítio, e estão presentes também em muitos outros aparelhos eletrônicos recarregáveis. Além de serem mais leves as baterias de lítio podem ser recarregadas a qualquer momento, sem a necessidade de completar um ciclo completo de carga e recarga. Apesar das vantagens, assim como todo equipamento, essas baterias precisam de cuidados e precauções para garantir a durabilidade da vida útil. Veja a seguir:

1 - Temperaturas extremas
Um dos maiores pecados dos usuários que adquirem um novo notebook é não se atentar às orientações do fabricante. Lá, pode-se encontrar informações sobre as temperaturas adequadas para o seu aparelho que, geralmente, variam de acordo com o ambiente em que o notebook está sendo utilizado ou guardado.

quick charge 3.0

Uma ótima dica é ficar atento à temperatura à sua volta, e se lembrar de que o equilíbrio de temperatura é sempre o ideal. Caso o seu aparelho esquente muito, desligue o notebook por um instante. Prolongar o uso pode ocasionar em desligamentos repentinos e outras surpresas.

Uma boa alternativa para acompanhar a temperatura da sua máquina é usar aplicativos, como o Rainmeter, para windows. Não se esqueça de manter o seu notebook em uma superfície plana, onde tenha livre circulação de ar.

2 – Limpezas periódicas
Se o seu laptop conta com uma bateria removível, é recomendado uma limpeza periódica no componente.  Após a remoção, limpe os contatos de metal em ambos os lados com um pano seco e um pouco de álcool isopropílico. Esse método vai ajudar a manter a transferência de energia para o seu computador.

carrega 80% em 35 minutos

3 – Configurações do uso de energia
Na prática, quanto menos a sua bateria trabalhar, mais tempo de vida ela terá. Para acessar essas configurações no Windows, primeiramente, abra as configurações de economia de energia do seu laptop. Acesse o “Painel de controle”, “Hardware e Sons” e “Opções de Energia”. No Mac, você pode acessar System Preferences” e “Power Saver” para fazer as mudanças necessárias.

Qualquer redução de performance vai fazer com que o tempo de vida da sua bateria seja prolongado. Vale ressaltar que carregadores sem procedência confiável também podem prejudicar o seu componente a longo prazo.

carrega 80% em 35 minutos

4 – Cargas ineficazes
O verdadeiro segredo para manter a saúde da sua bateria em dia é evitar que o componente perca energia desnecessariamente. Sempre que possível, mantenha seu notebook conectado à tomada para economizar os ciclos de carga da bateria.

A bateria é composta por células que se enchem de energia, o ciclo é completado a cada vez que a bateria recebe 100% de carregamento. Dessa forma, carregar o dispositivo até 40%, descarregar e carregar novamente outros 60%, formam um ciclo completo. Após aproximadamente 300 ciclos, essas células começam a perder sua capacidade de absorver energia, por isso, quanto menos você precisar recarregar sua bateria, maior deve ser a vida útil e capacidade da mesma.

carrega 80% em 35 minutos

Outra dica é caso você vá ficar um longo período sem utilizar o notebook, é sempre bom manter uma carga média no dispositivo (entre 40 e 50%). Deixar a bateria totalmente descarregada durante o “período de hibernação” pode ocasionar danos irreversíveis. Assim como a temperatura, é muito importante equilibrar a quantidade de carga para a hibernação também.

DICA BÔNUS
Você sabia que é possível usar o seu notebook SEM A BATERIA, apenas conectado à fonte?

Muitas pessoas pensam que a bateria é um componente integrado do notebook e que, uma precisa da outra para funcionar bem. Porém, isso é um mito. O notebook funciona normalmente quando sem a bateria, mas conectado à fonte de alimentação. A bateria, na verdade, funciona como um ‘’NO-BREAK’’, isso é, caso haja um apagão, as chances deste evento danificar o seu notebook são mínimas, graças à bateria, que irá manter o seu notebook ligado.

DICAS PARA CUIDAR DA SUA FONTE MAIS MANIA

1 – Nunca retire a fonte de energia conectada ao notebook segurando pelo cabo. O correto é retirá-la segurando pelo plugue conector próximo a entrada de energia do notebook.

2 – Utilize o velcro do carregador para enrolar os fios quando não estão em uso. Isso garante uma maior durabilidade do equipamento.

3 – Não cubra a fonte com cobertor ou outro objeto. Ela deve ficar livre para ventilação e evitar superaquecimentos.

4 – Sempre se certifique de que a fonte é a correta para o seu notebook verificando a Voltagem e a Amperagem, pois mesmo que o plugue sirva, a potência elétrica dele pode ser maior do que a suportada pelo notebook, queimando a fonte.

Você sabia que a Mais Mania tem uma grande variedade de modelos de Fontes?

CLIQUE AQUI e conheça as FONTES da MAIS MANIA

Fontes:

http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/05/como-usar-e-preservar-bateria-do-notebook-tire-suas-duvidas

https://www.tecmundo.com.br/notebook/58444-4-dicas-importantes-voce-preservar-bateria-notebook