Por: Mayara Xavier
Escrito em 14 de Setembro de 2018

Ter uma carteira de clientes hoje já não é mais o suficiente para garantir o sucesso de sua empresa.
A internet tem facilitando muito para o consumidor, encontrar diversos produtos, preços que os satisfazem e lojas ideais.

A maneira como o cliente escolhe as lojas onde fará as compras também mudou. Leva-se em consideração as avaliações feitas por outros consumidores, que relatam suas experiências tanto da loja online quanto física. Para que sua loja seja recomendada é preciso entender alguns pontos.

Quem é o seu cliente?
Deseja fidelizar o seu cliente? É essencial compreender a quem atender e o que oferecer. Ao obter as informações necessárias sobre o cliente é possível organizá-lo em diversas classes, estrategicamente oferecendo os produtos que são adequados ao perfil do consumidor.
Quando se fideliza um cliente você ganha vários outros. Suas indicações geram novas indicações e avaliações online transmitindo a confiança e integridade do seu negócio.Mas, como conhecer o cliente sem que ele se sinta desconfortável?

Por onde Inicar?
Defina seu público alvo, a quem os seus produtos irão atender?
Esse procedimento se resume em 5 passos:
1. Faça perguntas e registre as respostas: entende-se que ao dar espaço para o cliente se expressar você conhece melhor a cultura e a origem dele.2. Para conhecer os clientes é preciso pesquisar: hoje a internet facilita encontrar histórico do cliente, muitas das vezes ele compartilhar opiniões referente a produtos ou alguma marca que tenha gostado.

3. Mantenha as informações atualizadas: é importante manter atualizadas as informações coletadas, procurar saber se ainda trabalham no mesmo segmento, se o endereço está certo, se o e-mail para contato ainda é o mesmo, entre outras coisas que são importantes para o seu negócio.

4. Vá além do seu negócio, olhe para os concorrentes: saber quem são os seus concorrentes e o que eles estão oferecendo aos clientes deles, assim, consegue saber o que está faltando em sua empresa que faz com que o seu consumidor prefira o concorrente.

5. Esteja atento aos padrões de comportamento: parece que todos os clientes pensam e gostam das mesmas coisas, porém, possuem personalidades diferentes. É preciso identificar as particularidades de cada consumidor, desse jeito poderá organizar maneiras de atendimento como cada um prefere.

Qualificação dos clientes
Para qualificar um cliente potencial é preciso determinar se esse cliente é realmente bom.
De acordo com esse pensamento, o cliente deve atender a três condições:· Ele está precisando do que está sendo oferecido pra ele?

· Tem condições de comprar o produto?

· O cliente está entendendo as informações passadas por quem o atende?

Como demonstrar os produtos?

Uma das partes essenciais para ter uma boa venda, é saber apresentar os seus produtos.
Uma embalagem chamativa e bem instrutiva, que utiliza cores impactantes faz toda a diferença. Realizar apresentações com efeitos sonoros, gráficos, imagens engraçadas, entre outros também são formas de atrair a atenção do cliente.

Além da apresentação no balcão da loja ou no site do seu e-commerce, essas apresentações também devem estar nas redes sociais.

Dica:

Os consumidores qualificados, ou seja filtrados, possuem mais chances de gerar resultados, e por isso a empresa deve focar nesses compradores potenciais. Direcionar  as ações da empresa para esse grupo de clientes qualificados gera uma grande economia e mantém a imagem da empresa mais forte e consistente no mercado.

Bibliografia

INTELLIPLAN. (07 de 08 de 2018). Fonte: INTELLIPLAN: http://www.intelliplan.com.br/5-dicas-para-conhecer-os-clientes

SPIRO; Rosann L., RICH; Gregory A., STANTON; Willian J. (2010). Gestão da força de vendas. São Paulo: Mc Graw Hill.

TEJON; José L., COBRA; Marcos. (2009). Gestão de vendas os 21 segredos do sucesso. São Paulo: Saraiva