As baterias de hoje apresentam a possibilidade de “viciarem” por mau uso?

Fonte: tecmundo.com.br

11_08

Quem de nós já não ouviu dizer que deixar o notebook ligado na tomada por várias horas “vicia” a bateria? Por conta disso, muitos já tiraram a bateria enquanto o notebook estava carregando. Porém, para mudar e esclarecer de vez essa situação, o Baixaki fez uma pesquisa voltada para o tema, respondendo essa e outras questões sobre baterias e carregadores de notebook.

Afinal de contas, vicia mesmo? A resposta é não. Esse efeito já aconteceu em baterias antigas feitas de níquel-cádmio, e chamava-se “Efeito-Memória”. Ela considerava a carga da bateria do seu ponto inicial até o ponto que estava completamente carregada. Ou seja, se você colocasse o notebook para carregar com 20% de bateria, a bateria passaria a considerar os 80% restantes como a carga total. Porém, as baterias atuais feitas de lítio já não possuem esse problema – pode ficar sossegado.

Um ponto importante a se observar é que a bateria, assim como qualquer outra tecnologia, sofre um desgaste natural – o tempo de vida médio de uma bateria é de quinhentas cargas. Apesar disso, não há indícios nem comprovações de que manter a bateria no notebook ligado à tomada mesmo após a carga completa danifique o componente.

Porém, tome cuidado: É extremamente perigoso armazenar a bateria descarregada. Com o tempo, a bateria vai se desgastando e pode perder o que chamamos de “carga mínima de funcionamento”. O nível ideal de carga recomendado para armazenar a bateria é entre 40% e 50%.