Por: Karoline Sena
Escrito em 28 de Setembro de 2018

É muito legal quando compramos aquele produto novo que estávamos precisando e ficamos satisfeitos com ele. No entanto, mesmo produtos de excelente qualidade podem vir a apresentar algum defeito de fabricação, sendo necessário realizar a troca ou concerto.
Infelizmente, essa é uma situação que costuma gerar bastante dor de cabeça aos consumidores, pela dificuldade imposta pelos fabricantes e o tempo despendido nesse processo.
Podemos aplicar três tipos de garantia:
Garantia legal: A garantia legal é estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e independe de previsão em contrato. Assim, o consumidor tem 30 dias para reclamar de problemas com o produto se ele não for durável e 90 dias para bens duráveis.Então a garantia de produto legal é o tempo que o consumidor possui para reclamar dos defeitos constatados em produtos comprados ou na contratação de serviços. O mesmo tem o direito de reclamar independente do certificado de garantia, apresentando um documento que comprove a compra.
Garantia contratual: A garantia contratual não é obrigatória, o fornecedor pode concedê-la ou não. Se trata do prazo de garantia além da garantia legal, já exigida no CDC.
Garantia estendida: É um tipo de seguro adicional ao tempo de garantia legal e contratual, que aumenta o tempo de proteção de produtos contra defeitos de funcionamento, cobrindo custos de peças e mão de obra utilizada para o seu conserto (a garantia estendida deve possuir um contrato à parte, onde ela é definida).
E como funciona a garantia na Mais Mania?
A Mais Mania oferece na grande maioria de seus produtos, 1 ano de garantia total (onde é somado os 3 meses de garantia legal + 9 meses de garantia contratual). A garantia é considerada, a partir da data de emissão da Nota Fiscal de venda da loja onde o produto é adquirido. É essencial possuir a Nota Fiscal da compra, onde constarão a data da compra, produto adquirido e valor pago.
Como acionar a garantia com a Mais Mania?
Para acionar a garantia de um produto da marca Mais Mania, o consumidor pode ir diretamente a loja onde o mesmo foi comprado (método que costuma ser mais rápido, pois caso a loja tenha o produto em estoque o mesmo pode ser trocado de imediato, porém este procedimento não é uma obrigação da loja) ou enviar um e-mail para sac@staropen.com.br ou rma@staropen.com.br.Neste e-mail enviar uma foto de sua nota fiscal e relatar o defeito apresentado no produto, e sempre que possível enviar também fotos do produto do qual o item passou a fazer parte.

Caso o defeito não seja apresentado por má utilização do produto, a Mais Mania enviará um código de postagem para que possa encaminhar o produto sem que tenha novos custos. Assim que testado e comprovado defeito, o problema é corrigido ou o produto é trocado e reenviado ao cliente em até 72 horas úteis, caso o produto não esteja disponível no estoque, o mesmo pode ser trocado por outro produto com especificação superior e que supra a necessidade do cliente, ou é feito o ressarcimento do valor gasto pelo cliente com o produto.
Viu como é fácil realizar a troca dos produtos avariados da Mais Mania?
Fontes
www.procon.sc.gov.br
www.idec.org.br